O INCENTIVO À LEITURA E À FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Giovanna Rocha Fernandes
  • Allyne Moura de Aquino
  • Lidia Eugenia Cavalcante

Resumo

Os estudantes universitários, devido ao grande volume de leituras técnicas, acadêmicas e científicas, costumam justificar o pouco tempo para a leitura por prazer, já no início do curso de graduação. Dessa forma, consideramos importante o desenvolvimento de atividades que possam estimular o gosto pela leitura literária entre esse público. Com esse intuito, o projeto aqui apresentado visa desenvolver ações junto aos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará para contribuir com as práticas de leitura. Nesse sentido, compreendendo que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra (FREIRE, 1989, p. 13), a leitura literária, idealmente, deve preceder a leitura acadêmica. O projeto de Incentivo à leitura e à formação de leitores para alunos do primeiro semestre do curso de Biblioteconomia tem como propósito promover junto aos alunos, atividades de mediação de leitura para além da sala de aula com o intuito de estimular o interesse pelo mundo literário. Dessa forma, foram desenvolvidas atividades de mediação de leitura com destaque para: visitas a lugares de memória de Fortaleza, para uma leitura de mundo contextualizada e a leitura da palavra por meio do projeto de extensão Pausa Literária, que objetiva possibilitar a leitura literária por meio do acesso livre a obras doadas, disponibilizadas para os alunos nos espaços do Departamento de Ciências da Informação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação