O PARADIGMA DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA:O QUE É E COMO SE EXPRESSA NAS NOVAS DCN DAS ENGENHARIAS.

Autores

  • Sabrina Xavier de Souza
  • Ester Feijó Lopes
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

A pedagogia das competências veio como uma resposta às mudanças educacionais e sociais que exigem a necessidade de profissionais que tenham competências gerais e específicas. Assim, o Currículo por Competências surge na pretensão de juntar o teórico e o prático, não abandonando o formato tradicional das disciplinas, mas repensando sobre como determinado conhecimento poderá ser empregado em uma situação prática.Este estudo teve por objetivo analisar como o currículo por competências aparece nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias(DCN)e quais os desafios para efetivá-lo na prática.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental cujas fontes foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Engenharia, do ano de 2018, a Resolução no 2, de 24 de abril de 2019, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, bem como artigos sobre Pedagogia das Competências.Foi identificado que nas DCN para o curso de Engenharia as competências devem ser desenvolvidas em graus de profundidade e complexidade crescentes ao longo da graduação para que os alunos busquem, integrem e produzam a partir da sua evolução no curso.Assim, visando alcançar esses objetivos a instituição pode aplicar estratégias para que o discente desenvolva determinadas atividades por meio de metodologias ativas da aprendizagem.Tudo isso com o intuito de que o estudante se aproxime do ambiente profissional e consiga ter uma visão holística e humanista para resolver de forma criativa os problemas de Engenharia.Porém, há alguns desafios a serem enfrentados que dizem respeito às proposições pedagógicas das competências.Dessa forma, conclui-se que a Pedagogia por Competências induz que as instituições de ensino superior invistam em um maior dinamismo e autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, assim como na qualificação dos professores para que os mesmos consigam além da teoria, mostrar e ensinar o conhecimento prático do profissional engenheiro.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação