O TUTOR A DISTÂNCIA E SUA ATUAÇÃO NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO.

Autores

  • Ana Cecilia Ferreira Adriano
  • Pedro Vitor de Souza Silva
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é uma disciplina ofertada à distância que tem como objetivo esclarecer o estudante a respeito de temáticas relevantes no âmbito da sociedade, tentando assim promover a equidade e o respeito à diversidade, através de seus fóruns que abordam temáticas de gênero, educação ambiental, democracia e Direitos Humanos. Atualmente, a disciplina possui cerca de 440 alunos, que estão distribuídos em 10 turmas, que contam com a presença de professores que abordam através do ambiente virtual de aprendizagem(AVA), SOLAR, os assuntos ministrados durante o semestre. Para que os alunos possam ter um bom desempenho na disciplina faz se necessário intensa e significativa atuação do tutor. Essa intensidade na atuação do tutor é potencializada através de estratégias metodológicas criadas para atuação específica na referida disciplina, com o propósito de estimular o engajamento e retenção dos alunos Tais estratégias consistem no estabelecimento de Deadlines que são datas limites para as postagens e esses períodos são de suma importância para atuação dos tutores pois é aí que age o aspecto motivacional dos tutores para com os alunos através desse acompanhamento proximal. No acompanhamento das frequências, e no estabelecimento da comunicação entre coordenador disciplina/professor. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar de forma quali-quantitativa, usando o método da observação, as práticas metodológicas adotadas na disciplina que contribuíram com o engajamento e retenção do aluno como forma de favorecer os índices de aprovação e consequentemente minimizar a evasão na referida disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação