O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO434
Resumo
Introdução: A arte é uma importante estratégia terapêutica de prevenção e promoção da saúde mental. O processo de criação artística, mesmo sem necessitar de valores estéticos, proporciona um meio de expressar pensamentos, indignações, sensações, sentimentos e necessidades. O uso das redes sociais vem se tornando algo imprescindível na sociedade, ajudando a disseminar informações rapidamente, compartilhar ideias e para expor criações. Deste modo, proporcionar um canal virtual de exposição artística dentro do meio acadêmico, estimula o desenvolvimento terapêutico da arte. Objetivo: Relatar a utilização da rede social de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram® como espaço de expressão artística, para alunos da graduação da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - FFOE. Metodologia: Um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, onde descrevemos os passos da ação realizada. Foi criada uma conta na rede social de nome “@Cuidarte” - união das palavras cuidado e arte, onde os alunos podiam postar fotografias, textos e vídeos com a temática universitária e do dia a dia. Os alunos enviavam as publicações por e-mail e escolhiam se queriam ter o nome revelado ou não. Resultados: A rede social tornou-se uma galeria artística para os alunos. Foram publicadas fotos de momentos de amizade, de espaços físicos da universidade e da natureza ao redor do campus. Muitas dessas publicações também traziam legendas onde esses lugares eram ressignificados. Também esteve entre as publicações um vídeo onde a aluna recitava uma poesia autoral, criando artisticamente uma reflexão sobre a vida acadêmica e seus desafios. Conclusão: O “@Cuidarte” mostrou-se extremamente útil para dar espaço e estimular acadêmicos a expressarem seus sentimentos através da arte. Arte esta que se demonstrou terapêutica em trazer reflexão e cuidado sobre a saúde mental dos alunos da graduação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.