OS APRIMORAMENTOS DA PESQUISA EM METADISCIPLINA ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE

Autores

  • Victor Silva Morais Furtado
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O presente trabalho contribui no desenvolvimento e na aplicação da abordagem didática da Metadisciplina, uma proposta de construção participativa e criativa do escopo da disciplina em que é aplicada. Através de três áreas - Design, Didática e Semiótica - compreendem-se conceitos metodológicos aplicados em três módulos: Querer juntos, Fazer juntos e Pensar juntos. No decorrer do ano de 2019, a Metadisciplina experimentou os diferentes arranjos dos três módulos de acordo com as disciplinas de cunho teórico, prático ou teórico-prático. Durante estas aplicações, foram geradas várias infografias no grupo de pesquisa, não apenas para a visualização dos métodos, mas também como uma estratégia de entendimento daquilo que a Metadisciplina é e de como pode ser possível aperfeiçoá-la. Junto a isso, a estrutura flexível da abordagem permitiu verificar que a Metadisciplina pode ser aplicada em diferentes áreas de conhecimento e contextos educacionais diversos, não apenas nos vinculados aos seus fundamentos. Ao longo das aplicações da abordagem foi possível compreender quais as necessidades que a Metadisciplina possui para ser divulgada. Como resultado, os pesquisadores desenvolveram uma série de infográficos a serem publicados em um livro resultante da pesquisa, como uma maneira de explicitar os aprimoramentos da Metadisciplina e incentivar uma prática mais humana e criativa em espaços educacionais com o objetivo de propor uma alternativa às técnicas tradicionais de ensino, com uma maneira eficaz de produção de conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação