“PEDOLOGIA? NUNCA NEM VI!”: UM RESGATE DA CIÊNCIA DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Resumo
O solo é um dos componentes do sistema terrestre que envolve uma complexa dinâmica de relações influenciada pelo meio natural ou antropizados. Devido à sua influência sobre os ambientes e as sociedades é, evidentemente, um dos recursos naturais essenciais para o ser humano. Com isso, podemos ver a importância e a necessidade do estudo e do conhecimento sobre o solo no meio ambiente. Através desse trabalho, tivemos como objetivo analisar o nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio da escola EEEP Joaquim Nogueira, sobre a importância do solo no meio ambiente. Para atingirmos essa meta, foi realizada aulas expositivas com slides dialogadas, entrevistadas e, assistemáticas e ainda, aplicações de questionários, onde iniciamos uma conversa breve sobre o tema, para avaliarmos o nível de conhecimento dos alunos ali presentes. Conseguimos observar que o solo é um tema pouco abordado nas escolas e nos livros didáticos das quais utilizamos nas salas de aula, de modo que entendemos a necessidade desses alunos em aperfeiçoar o aprendizado sobre a dita temática. Debatendo sobre o tal assunto comentado por eles, fomos capazes de observar que os alunos têm um conhecimento básico sobre as funções do solo no meio ambiente. Foi através desse inicio e dessa abordagem que compreendemos que existe uma carência do tema referido. Com a apresentação de slide, acompanhado de explicações, tratadas em sala, identificamos que houve uma mudança nítida, em relação ao inicio da apresentação, onde o slide apresentado serviu para suprir, parcialmente, a carência dos alunos em relação ao conteúdo pouco abordado, trazendo em vista as respostas obtidas nos questionários, os quais esses alunos responderam ao final da apresentação. Concluímos que a palestra ajudaram à suprir um pouco a necessidade de tais alunos ao assunto abordado, trazendo informações até então, desconhecidas para a maioria dos alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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