PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS MUNICIPAIS SOBRE A MOSTRA DE BIOTECNOLOGIA DURANTE A IX FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E CULTURA
Resumo
Nos dias 11 e 12 de setembro de 2019, bolsistas do PAIP e integrantes dos projetos de extensão PIQD Biotec, Pré-iGem e AUGBiotec participaram da Mostra de Biotecnologia na “IX Feira Municipal de Ciência e Cultura de Fortaleza" que ocorreu na Seara da Ciência (UFC). O público-alvo consistiu de alunos, entre 10 e 15 anos de idade. Em média, 280 pessoas participaram da Mostra. Os membros dos projetos de extensão utilizaram recursos audiovisuais para divulgar as diversas áreas da Biotecnologia: Biotecnologia Industrial (modelo de um biorreator resultado da disciplina de Bioprocessos),Biotecnologia Agropecuária(material audiovisual sobre plantas cultivadas in vitro), Biotecnologia na Saúde(membrana para tratamento de feridas de pacientes pós-hansênicos) e Biotecnologia Ambiental (experimento envolvendo o potencial da espécie Moringa oleifera como biorremediadora). Com o objetivo de avaliar a percepção dos alunos sobre o evento um formulário foi aplicado para grupos de ouvintes formados por 10 a 30 alunos, da quinta série ao nono ano. As perguntas feitas foram as seguintes: (1)Qual a sua série?; (2)Qual a sua escola?; (3)Tem conhecimento do curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFC?; (4)Qual área e qual experimento mostrado causou mais interesse? Também foi avaliada, por meio da atribuição de notas de 1 a 5, a percepção dos participantes quanto a: (5)apresentação dos membros, (6)qualidade dos materiais visuais do projeto, (7)importância do trabalho do projeto. O resultado revelou que 92,9% dos estudantes responderam que não conheciam o curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFC. Dentre os recursos utilizados na exposição o biorreator foi o que mais despertou o interesse dos estudantes. A totalidade de entrevistados deram a nota máxima para os critérios avaliados nas perguntas 5 a 7. A experiência mostrou-se positiva por promover a divulgação científica entre alunos do ensino médio e por despertar o interesse desses estudantes por ciência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.