PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O CURSO DURANTE O PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Camila Albuquerque Lima
  • Roberta Meneses Oliveira
  • Jenifa Cavalcante dos Santos Santiago

Resumo

Introdução:O acesso ao ensino superior no Brasil está sendo ampliado ao longo dos anos por programas e políticas públicas que buscam o fortalecimento,a expansão,acesso e permanência de acadêmicos em instituições de ensino superior,porém a evasão ainda é expressiva.Segundo Bublitz et al.(2015),embora 98,8% dos estudantes se sintam satisfeitos com o curso de Enfermagem,36,79% já pensaram em desistir.Objetivos:Conhecer perfil sociodemográfico de acadêmicos do primeiro ano de graduação,sua percepção e satisfação com o curso de Enfermagem de uma universidade federal.Métodos:O “PAIP- Conhecendo a profissão que escolhi e suas múltiplas oportunidades” promove palestras mensalmente,voltadas a estudantes dos primeiro ano do curso de Enfermagem.Cada atividade aborda um campo de atuação da categoria profissional,na qual um especialista é convidado a palestrar sobre a temática no exercício da Enfermagem.Ao final da palestra,os 43 acadêmicos assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e respondem um questionário único e individual sobre os aspectos sociodemográficos e percepção da Enfermagem.Resultados:A maioria dos estudantes (60,5%) possuem de 17 a 19 anos de idade,83,7% são mulheres e a mesma parcela reside em Fortaleza,44,2% mora com pais e irmãos,76,7% cursavam o 1º semestre durante a resolução do questionário.Quase metade (48,8%) teve a Enfermagem como primeira escolha de curso superior,a medicina era a escolha principal de 44,2%.Cerca de 34,8% dos alunos iniciaram o curso por ser ou se aproximar de sua área de interesse,23,2% pelo desejo de cuidar e ajudar o próximo e apenas 9,3% relataram interesse pelo curso propriamente dito e seus componentes curriculares.90,6% se sentem satisfeitos com a Enfermagem,mas 13,9% não sabem ou não querem concluir o curso.Conclusão:Embora ainda haja ingressos no curso como segunda opção, alguns acabam se identificando com a área e permanecem,assim estratégias como o PAIP devem continuar a fim de alcançar melhores resultados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação