PERFIL SÓCIO-CULTURAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS NOTURNO

Autores

  • Jose Igor Lira Pereira
  • Luiz Vicente Costa da Silva
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas é um curso relativamente novo na UFC, tendo a sua primeira entrada em 2010 e plena implementação da integralização curricular a partir de 2014, quando gerou seus primeiros alunos egressos formados. Com uma entrada anual de 50 alunos via Sisu, o curso hoje conta com um total de 191 alunos ativos, conforme os relatórios de evolução do número de alunos curricularmente matriculados gerados pela Prograd e que revelam um número alarmante de abandono e evasão do curso. Ciente dessa fragilidade, a Coordenação do Curso empreende ações voltadas para a identificação das causas dessa evasão, com o objetivo de reduzi-la. Uma dessas ações é o cadastramento junto ao PAIP - Projeto de Acolhimento e Incentivo a Permanência, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, que disponibiliza bolsas para alunos do Curso atuarem junto à Coordenação em atividades que tem como objetivo principal combater a evasão. O presente trabalho foi resultado de um questionário socioeconômico de 6 sessões e gerenciados por mim da primeira sessão ate a quarta sessão que pretendeu levantar dados que permitam conhecer melhor o perfil dos alunos do curso de letras inglês noturno. Os resultados obtidos poderão futuramente ser utilizados ao se pensar em melhorias dentro do Curso. Ao todo, 54 participantes responderam ao questionário, que foi enviado no período de abril de 2019.1 via e-mail da coordenação, e permaneceu disponível durante um de três. O questionário foi elaborado em Google Formulário pelos bolsistas PAIP sob a tutela da coordenadora do Curso. Vale ressaltar o apoio dado pela PROGRAD para a realização da pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação