PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS AOS ALUNOS SURDOS.

Autores

  • Erika Teodosio do Nascimento
  • Wesley Militão Fernandes Mendes
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

Os estudantes surdos do curso Licenciatura em Letras Libras ingressam na universidade trazendo consigo dificuldades na leitura e escrita em português, uma vez que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua desses sujeitos (L1) e a Língua Portuguesa a segunda (L2). Dessa forma, o Projeto “Promovendo Acessibilidade na Língua Portuguesa aos Estudantes Surdos” vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) tem por objetivo possibilitar o acesso desses discentes às suas demandas acadêmicas, em que é necessário a leitura e escrita em Língua Portuguesa. Para colaborar com a aprendizagem desses estudantes, realizamos encontros presenciais, vídeo-chamadas e plantão tira-dúvidas para promover discussões mais profundas sobre o aporte teórico usado nas disciplinas e assim minimizar as dificuldades, bem como auxiliando na participação destes estudantes na apresentação de trabalhos acadêmicos tanto em eventos como em sala de aula. Este projeto tem facilitado o processo de inclusão acadêmica de pessoas surdas no âmbito da universidade, a acessibilidade dos estudantes surdos tem sido facilitada pela atuação dos monitores, porque os debates, esclarecimentos e discussões são realizados em Libras- L1 dos alunos surdos. Além disso, tem contribuído fortemente com a aprendizagem destes monitores nas trocas de aprendizagem, experiências entre línguas e culturas diferentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação