PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO INTERNA QUE SERVIRAM DE FUNDAMENTO PARA O RECONHECIMENTO DO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Daniela Andreska da Silva
  • Lucas Abreu de Oliveira
  • Francisca Silvania de Sousa Monte

Resumo

A avaliação institucional é uma ferramenta inserida no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. Neste sentido, dois cursos ofertados pelo CCA passaram pelo processo de reconhecimento no ano de 2019: os cursos de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica. Ambos os cursos tiveram início das atividades no ano de 2015. O instrumento de avaliação utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) contemplas três dimensões: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura constante no Processo Pedagógico do Curso – PPC. Assim, para os atos pertinentes ao instrumento, a dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) tem peso 30; a dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) tem peso 40, e a dimensão 3 (Infraestrutura) tem peso 30. Na Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica são levados em conta diversos indicadores, entre os quais o Indicador Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa. Essa dimensão permite o devido suporte para apontar fragilidades identificando as causas dos problemas, resultando no aperfeiçoando da consciência pedagógica e fortalecimento das relações de cooperação entre docentes e discentes. Neste sentido, esse trabalho objetiva apresentar os procedimentos de avaliação interna que serviram de fundamento para o reconhecimento do curso de Gestão de Políticas Públicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação