PROCESSOS DIGITAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Autores

  • Paulo Vasconcelos Serpa
  • Georgia da Cruz Pereira

Resumo

O projeto Processos Digitais a partir de Experiências Audiovisuais foi derivado de duas células de estudo do curso de Sistemas e Mídias Digitais, células essas conhecidas como EL CID (Elaboração e Criação de Imagens Digitais) e CineSMD. Os principais objetivos desse projeto são ajudar os ingressantes em sua interação social e incentivar a permanência deles no curso por meio de atividades que envolvam criação de imagens digitais baseadas experiências audiovisuais, dessa forma reforçando o conteúdo visto na disciplina de Autoração Multimídia 1. Para isso foram desenvolvidas três atividades principais: Oficinas, cineclubes e monitorias. Nas oficinas foram reforçados e exemplificados os conteúdos abordados nas aulas de Autoração Multimídia 1 em um formatos de roda de conversa e, também, de palestras. Já nos cineclubes é feita a exibição de curtas metragens. Após a exibição são passados desafios de edição de imagem e também ocorre um debate , dessa forma incentivando a interação social. As monitorias ocorrem semanalmente e são voltadas para auxiliar os alunos de Autoração Multimídia 1 com suas dúvidas na disciplina. O projeto se demonstrou efetivo em seus objetivos principais. Os alunos participantes relatam que obtiveram resultados satisfatórios na disciplina de Autoração Multimídia 1, no Projeto Integrado do primeiro semestre e em cursos externos à universidade, além ter auxiliado na interação social. O único resultado negativo tem sido a baixa adesão de alunos ao projeto, que beneficiou diretamente 87 participantes ao longo de 18 eventos realizados, entre as oficinas e os cineclubes. Percebe-se que é preciso adaptar as oficinas e intensificar a comunicação para amplificar a abrangência do projeto, para que haja um melhor aproveitamento por parte dos alunos e haja mais pessoas beneficiadas por essa ação. O projeto tem um bom aproveitamento e desperta interesse em alunos e professores e se demonstra promissor em seu desenvolvimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação