PROJETO ACOMPANHAMENTO DISCENTE DO CENTRO DE CIÊNCIAS: ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMPUTAÇÃO, ESTATÍSTICA, GEOLOGIA, MATEMÁTICA INDUSTRIAL E QUÍMICA

Autores

  • Sibma Ruthe de Sousa Rocha
  • Regina Celia Monteiro de Paula

Resumo

O projeto faz parte do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), consiste em acompanhar alunos que estão com tempo de matrícula excedido, busca identificar, mapear e verificar as principais dificuldades que possam estar atrasando a conclusão dos estudantes. O objetivo é acompanhar os alunos e compreender a atual situação deles de modo a elevar o índice de conclusão do curso. Inicialmente fez-se um levantamento e uma análise da situação acadêmica de alguns discentes dos cursos de Computação, Estatística, Geologia, Matemática Industrial e Química, verificou-se o número de créditos adquiridos no semestre (2018.2), o êxito nas disciplinas bem como a situação atual de matrícula de cada estudante. Posteriormente, seguindo as atividades propostas, foi realizado contato com estudantes e com suas respectivas coordenações para se analisar a situação acadêmica. Ao todo, sessenta e seis alunos são acompanhados, onde atividades como avaliação das matrículas nos semestres de 2018.2, 2019.1 e 2019.2 e a identificação das dificuldades encontradas pelos discentes foram realizadas. Como resultados foram listadas algumas dificuldades, tais como, dificuldade de saber se vale a pena atuar no mercado de trabalho, as falhas no cumprimento da ementa e do plano de estudos. Já as sugestões de melhorias relatadas são: locais com conforto para estudo, mais livros e em português, disciplina com aplicabilidade voltada para o mercado de trabalho e acompanhamento psicológico no campus. Dentre os estudantes que estavam com o prazo além do previsto os dados mostraram que 30% conseguiram concluir o curso, 26% tiveram suas matriculas canceladas e 44% continuam matriculados e ativos. Dentre os ativos que permanecem com tempo excedente 72% dos discentes possuem plano de estudos e 28% deles não possuem. De forma geral os dados mostram que mesmo diante de algumas dificuldades os alunos concluem e buscam concluir o curso, mostrando também que as coordenações conhecem seus alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação