PROJETO DE APOIO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA

Autores

  • Giulia Filgueiras Carvalho de Freitas
  • Tristan Charles Clitandre Rousseau
  • Rozane Valente Marins

Resumo

A monitoria da coordenação do curso de Oceanografia teve o propósito colaborar com a coordenação para ampliar efetivamente a participação dos estudantes nas decisões acadêmicas. Sendo feitas atividades como: discussões sobre grade curricular, mercado de trabalho e meios para seguir uma carreira acadêmica; criação de um banner com momentos da graduação para incentivar a socialização; continuidade da entrega do prêmio de mérito acadêmico do curso; elaboração do organograma da grade do novo PPC; e criação de um formulário para identificar os perfis dos estudantes, apresentando os resultados em reunião do Colegiado do curso, e para o Centro Acadêmico. Resultados obtidos a partir do formulário mostraram que: os estudantes possuem maior afinidade com a área de Oceanografia Biológica; preferem que as disciplinas tenham pré-requisito e que, nos semestres iniciais, as disciplinas sejam ministradas em um só campus; >50% dos alunos não estão satisfeitos com a matriz curricular atual do curso, que já foi reformulada e encontra-se em avaliação na PROGRAD; foi apontado distanciamento entre os colegas de curso devido a posicionamentos políticos diferentes; >40% dos estudantes do curso vivem com até 3 salários mínimos de renda familiar e são oriundos igualmente de escolas particulares e públicas. A participação dos discentes, este ano, no Seminário de Prováveis Orientadores foi baixa; os representantes de alunos não estiveram presentes na reunião sobre as respostas ao formulário do perfil dos estudantes. Foi observada a necessária maior participação dos discentes e seus representantes nas atividades propostas para melhorar os resultados das ações com vistas a democratização das decisões que regem o curso. É possível, também, apontar a importância de políticas assistencialistas dentro da universidade, como bolsas fornecidas para estudantes de baixa renda ou vulnerabilidade social, visto que o curso tem horário integral, impossibilitando os estudantes de trabalharem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação