PROJETO PESCANDO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO – ANO VIII: AÇÕES PARA MITIGAÇÃO DA EVASÃO NA ENGENHARIA DE PESCA

Autores

  • Jose Gabriel de Sousa Candido
  • Elenise Gonçalves de Oliveira
  • Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto
  • Elenise Goncalves de Oliveira

Resumo

A evasão é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior e os motivos para que isso ocorra são os mais diversos, embora não se identificar com o curso escolhido e situação socioeconômica, pareçam ser os mais comuns. Um outro fato é que a evasão ocorre em diferentes períodos da vida acadêmica, porém parece ser mais intenso nos semestres iniciais do curso. As consequências da evasão, repercute no universitário, que pode aumentar o tempo para conclusão de um curso, ou mesmo nem concluir; sobre outros candidatos, por perderem a oportunidade de ingressar na universidade; e na instituição que fica com vagas ociosas. Com base nisso o presente trabalho teve por objetivo contribuir para a ambientação e redução da evasão universitária de alunos ingressantes do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UFC; para a formação de alunos e articulação, acompanhamento e avaliação de ações acadêmicas. Em 2019 as atividades tiveram início em março com a seleção do bolsista, seguindo-se com reuniões para planejamento da agenda semestral, realização de palestras para divulgação do projeto e ambientação dos alunos, aplicação de questionário para conhecer o perfil do ingressante e palestras e visitas técnicas. No segundo semestre, o bolsista migrou para uma outra modalidade de bolsa e o contingenciamento de recursos financeiros na UFC impediu a indicação de um novo bolsista. Com base nas atividades realizadas e dados levantados, pode-se dizer que: foi possível interagir com os alunos que ingressaram em 2019; que as visitas e palestras técnicas contribuíram para que eles se familiarizassem com o curso e profissionais da área; que entre os alunos que ingressaram em 2019, 56% colocaram o curso de Eng. de Pesca como primeira opção e que 79% querem permanecer no curso e que o projeto tem contribuído com a formação do aluno bolsista e para a articulação, acompanhamento e avaliação de ações acadêmicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação