PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Weyner Bezerra Leite
  • Pedro Guilherme Ribeiro Lima
  • Bianca Maria da Silva Pitombeira
  • Brenda Thais Galdino da Rocha
  • Gerlaine Cristina Silva Franco
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

O ensino inclusivo está em grande destaque desde o começo do século XXI, sendo assim o âmbito educacional não fugiu a esse interesse. A Geografia, como disciplina crítica, possui pesquisadores da área do ensino e se inseriu a essa realidade, porém ainda há muito o que se desenvolver nessa temática. A pesquisa do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) intitulada “O Estudo do Espaço Urbano e Industrial no Contexto de Uma Educação Inclusiva”, tem como objetivo geral o contato do universitário com escolas inclusivas, fazendo assim a ligação da educação básica com o ensino superior. Sendo assim, pode-se compreender o contexto em que muitos alunos deficientes vivem na educação fornecida pelo poder público. O alcance dos objetivos específicos permitiu ao discente aprofundar na temática de educação inclusiva no contexto geográfico, possibilitando intervenções em escolas inclusivas e proporcionando uma melhor formação para o discente que será um futuro professor. A pesquisa é do tipo exploratória descritiva, tem abordagem qualitativa, sendo composta por levantamento bibliográfico, visita à escola, observação do espaço escolar, construção do material didático escolar utilizado e intervenções nas escolas públicas de Fortaleza e sua região metropolitana. Como resultados houveram práticas inclusivas, como aula de campo e a construção de materiais didáticos inclusivos, como jogos e maquete. Pode-se assim concluir que a inclusão não deve ser vista apenas como cumprimento da lei de acesso a escolas regulares de ensino, mas também é necessário haver de fato interação entre os alunos, condições de trabalho adequadas a realidades específicas e desenvolvimento de metodologias diferenciadas de aprendizagem por parte de uma equipe gestora interdisciplinar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação