PROSPECÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ QUE POSSUEM INTERFACE COM O BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA COMO METODOLOGIA DE FOMENTO À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE BIOTECNOLOGIA UFC
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido por meio do Programa de Incentivo e Apoio à Permanência ao longo do semestre 2019.2 e teve o objetivo de prospectar projetos de extensão da UFC cujas atividades possuíssem interface com o curso de Biotecnologia, visando atender à Resolução nº 28/CEPE, de 1º de dezembro de 2017, que dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente, realizou-se uma busca no site oficial da Pró-Reitoria de Extensão e, em seguida, foram selecionados 22 projetos de extensão, abrangendo 5 das 8 áreas temáticas: Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia e Produção, cujas atividades contemplavam a área de atuação do discente de Biotecnologia. Posteriormente, após obter o contato dos representantes de cada projeto por meio de planilhas disponíveis no site oficial das Ações Extensionistas da Universidade Federal do Ceará, foi determinada uma ordem de prioridade baseada nos seguintes critérios: localidade do projeto e relação com a área de atuação do curso de Biotecnologia. Em seguida, estabeleceu-se comunicação com um total de 12 orientadores via e-mail, abordando os principais objetivos a serem alcançados através da possível parceria entre o projeto de extensão e os alunos do curso de Biotecnologia. Após o período de um mês desde o contato inicial, foram obtidas 7 respostas positivas de projetos de extensão que se mostraram disponíveis para a colaboração. A partir do sucesso dessa prospecção, foram estabelecidas reuniões presenciais com orientadores de 3 projetos cuja resposta obtida foi positiva, sucedendo-se a consolidação das parcerias com os referentes projetos, possibilitando a ampliação da inserção dos alunos do curso de Biotecnologia no eixo extensionista da Universidade Federal do Ceará.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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