SAINDO DO TÉDIO - ANO 4
Resumo
O programa desenvolvido Saindo do Tédio é um projeto que começou em 2016. Os projetos desenvolvidos foram oficinas para ajudarem em questões específicas; agrupador de projetos de monitoria com outros projetos PAIP; palestras com temas relevantes sobre mercado de trabalho. Decidimos na continuidade de agrupamento e oferta de oficina, contudo devido a instabilidade em relação ao funcionamento da universidade no 2º semestre afetou um melhor desenvolvimento. Esse ano concentrou-se em criar um espaço digital para divulgação e a guarda de comprovações de eventos passados. O objetivo é independente de quem continue possa saber o que aconteceu, os acertos, entre outros. Conseguiu-se também os materiais apresentados possibilitando a reaplicação. Uma abordagem também foi a reunião de outros projetos PAIP na semana acadêmica do curso no qual tinha dois objetivos: divulgar para os alunos os projetos; e aproximá-los para fazer mais colaborações. Encontrou-se também a pesquisa relacionada a evasão catalogadas do período de 2015 à 2016; pesquisa focando os fatores endógenos e endógenos; e levantamento com a Coordenação do Curso para a disponibilização de dados sobre a quantidade de evasões. A ideia foi compilar o material para servir de base na construção dos próximos projetos PAIP. A última abordagem refere-se a possibilidade de garantir atividades complementares para os alunos que estejam interessados em assistir às bancas de TCC. Ressalta o fato que a presente possibilidade de computação acabou sendo criada esse semestre, logo os alunos devem fazer um resumo do que foi defendido além de conseguir a assinatura do presidente da banca, obtendo assim uma hora complementar, e limitando ao total de dez horas. Os resultado das ações que podemos observar é a necessidade da integração de projetos de PAIP bem como de outros que acontecem para estimular os alunos. Existem vários projetos que professores, mas o problema da divulgação acaba não atingindo os principais interessados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.