SATISFAÇÃO E EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UFC.
Resumo
O curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará completa 20 anos em 2019. Atualmente, possui carga horária de 2.700 horas, é ministrado em 8 semestres (4 anos), com 25 vagas semestrais e possui 279 discentes ativos. Conforme a Lei SINAES, nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os cursos de graduação devem passar por processos avaliativos permanentes, visando à melhoria da qualidade. O objetivo desta pesquisa é verificar o atual nível de satisfação dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda na dimensão projeto pedagógico do curso (PPC), como um mecanismo de avaliação. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa de campo com todos os discentes do curso, realizada por meio da aplicação de questionário online, cujo link foi disponibilizado em suas redes sociais, utilizando a plataforma Formulários Google como ferramenta de pesquisa. O questionário contou com perguntas objetivas e subjetivas versando sobre a escolha do curso, o nível de satisfação, motivos para evasão e permanência, e uma breve avaliação geral deste. As respostas totalizaram 31,8% do universo, correspondendo a 89 alunos respondentes. Os dados revelaram que 39,3% dos alunos se sentem satisfeitos e 52,8% parcialmente satisfeitos, sendo que apenas 7,9% dos discentes estão insatisfeitos com o curso. Ao responderem sobre a insatisfação comentaram sobre as deficiências na estrutura das salas, laboratórios e a falta de disciplinas que priorizem a prática publicitária. Além disso, a pesquisa demonstrou que 44,9% dos estudantes não conhecem o PPC e que 49,4% dos discentes consideram que a gestão do curso atende parcialmente as necessidades dos alunos. Sobre os motivos que os levariam a deixar o curso apontaram a metodologia dos professores e o conteúdo abordado nas aulas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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