UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Robert Nascimento de Oliveira
  • Marcelo de Oliveira Guimarães
  • Joao Welliandre Carneiro Alexandre

Resumo

A Avaliação Institucional faz parte das ações da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a obtenção de informações, junto a comunidade acadêmica, que dão suporte a definições de medidas estratégicas visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. As coordenações dos cursos da UFC devem realizar periodicamente análises dos resultados das avaliações dos respectivos cursos, divulgá-los e implementar as ações que visem atender as demandas de cada comunidade. Essas ações são importantes para tentar reduzir o número de evasões, aumentar a motivação dos estudantes e melhorar a eficiência dos cursos. Nesse sendo, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados e análises das avaliações dos docentes e discentes do Curso de Estatística, a partir do relatório divulgado pela Comissão Própria de Avaliação da UFC do Ciclo Avaliativo de 2017 e das ações de 2018. Os resultados das análises serão posteriormente divulgados a toda comunidade acadêmica do Curso, resultados esses que poderão contribuir para o aumento do interesse na participação do processo de avaliação e na diminuição da evasão dos alunos, que no caso do Curso de Estatística se mostra elevada. Como procedimento metodológico, os resultados da avaliação foram obtidos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) de 2017/2018, tanto os resultados quantitativos quanto os qualitativos (opiniões, críticas e sugestões dos docentes e discentes). Dentre outros resultados, este estudo mostra que a participação discente necessita ser melhorada, pois há uma tendência de queda no percentual de participação e, a partir desta particular conclusão, uma ação que pode aumentar essa participação é melhorar a forma de comunicação dos resultados das avaliações e tornar claro à comunidade do Curso que ações foram tomadas como consequências das avaliações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação