USO DAS TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIRECIONADAS A AMBIENTAÇÃO DOS RECÉM INGRESSANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA.

Autores

  • Hercules Gabriel Nascimento da Cunha
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

As constantes transformações tecnológicas trazem consigo um aparato de mudanças que refletem diretamente nas sociedades, modificando-as ao longo dos séculos. O avanço científico reconfigurou o tempo e o espaço, acelerando as práticas e encurtando as distâncias, tornando possível um novo modelo de sociabilidade por meio de um espaço virtual, que por consequência gera uma massiva rede de informações facilitando a troca de ideias e estudos. Com a quebra de fronteiras físicas que dificultavam maior difusão do conhecimento, o espaço geográfico tornou-se passível de novas interpretações, expressadas através de produtos cartográficos que trazem consigo algo além da mera representação terrestre. Eles espelham identidades culturais, rotinas e modos de vida, propondo reflexão crítica e anunciam um pertencimento geográfico. Diante dessa demanda surgiram inúmeros métodos e ferramentas que compõem a área das geoinformações e que estão presentes em nosso cotidiano, expondo uma crescente democratização de acesso a essas aplicações. Assim o projeto, baseado nas disciplinas pertencentes às geoinformações, se faz necessário para compreensão de questões espaciais a fim de evocar o pensamento crítico reflexivo no recém-ingresso do curso de Geografia e o convida a pensar como um agente social capaz de entender o espaço e o papel que exerce sobre ele, através de oficinas e mapeamentos em Softwares de livre acesso, valendo-se de instrumentos comuns como um Smartphone ou um computador com acesso a internet, cuja utilização também pode ser aplicada para incentivo e permanência dos estudantes como uma possibilidade de avanço para a melhoria do ensino que contribuam para a abordagem de novas metodologias e métodos de estudo e aprendizagem, colaborando para a extinção do pensamento de que a Geografia está inerte às novidades tecnológicas, que preza apenas a memorização de longos textos para apenas a discussão teórica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação