USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROJETO DE APOIO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA

Autores

  • Gabrielle Karen Almeida Rocha
  • Lília Maria Carneiro Câmara
  • Joselany Áfio Caetano
  • Maíra Di Ciero Miranda
  • Patricia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo

Introdução: As metodologias ativas (MA) constituem um método de aprendizagem, de aspectos crítico-reflexivos que motivam o discente a construir seu conhecimento. Isso ocorre com a elaboração de situações problemas que aproximam o aluno da realidade na prática profissional, incentivando seu pensamento crítico e a resolução de problemas. A formação da disciplina “Ciências básicas aplicadas à Enfermagem” objetiva a fomentação do raciocínio lógico e clínico, integrando todas as disciplinas do semestre. Objetivo: Relatar experiência no projeto de apoio e incentivo à permanência trabalhando acerca das MA para a interdisciplinaridade nas disciplinas da graduação em enfermagem. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, realizado entre os meses de março e novembro de 2019. As atividades dividiram-se entre pesquisas de estudos acerca do tema, construção de base de dados sobre métodos ativos e estudos que avaliem a eficácia da implementação dos métodos, participações em reuniões científicas, reuniões com professores e auxílio na construção de objetivos de aprendizagem para a formulação da disciplina supracitada que será cadastrada em 2020 e implementada em 2021. Resultados: A construção da base de dados e seus resultados evidenciaram que o fortalecimento das MA alcança resultados positivos, como o protagonismo do aluno, a fomentação da tomada de decisão e articulação teórico prático na formação profissional. As reuniões e atividades com os professores demonstraram dificuldades como empecilhos para reunir os professores das disciplinas participantes, bem como, condições desfavoráveis inseridas no contexto universitário. Conclusão: Por fim, os métodos ativos devem permanecer sendo incentivados na graduação, havendo engajamento dos discentes para que os docentes também sintam-se incentivados. Ademais, necessita-se do oferecimento de melhores condições para sua implementação, como as boas condições para os docentes e discentes para que haja um melhor proveito do método.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação