USO DE SIMULAÇÕES REALÍSTICAS DE PROCEDIMENTOS BÁSICOS COM OS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Michelle Ingridy Machado do Nascimento
  • Camila Albuquerque Lima
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

Introdução: O processo educacional vem passando por diversas transformações ao longo tempo, implementando a cada dia novas tecnologias e estratégias de ensino. Diante desse contexto, a simulação realística em Enfermagem, surge como mecanismo de inovação, favorecendo o desenvolvimento de competências e do raciocínio crítico. Objetivo: Relatar a experiência do uso de simulações realísticas de procedimentos básicos de Enfermagem com os primeiros semestres da graduação de Enfermagem Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca de práticas simuladas realizadas no período de março à outubro de 2019 com acadêmicos do primeiro e segundo semestres do curso de Enfermagem, tendo participado ao todo 88 estudantes. A cada mês foi realizada uma simulação, tendo como temática casos clínicos que envolviam procedimentos de Enfermagem, por serem estudantes dos semestres iniciais, a simulação foi demonstrada pela bolsista e logo após os alunos faziam uma autoavaliação sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes deles diante da situação. Resultados e Discussão: Ao fim do ciclo de simulação pode-se concluir que os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Os estudantes participaram das simulações com interesse e entusiasmo e por meio de suas falas, percebeu-se a importância de incorporar novas metodologias de ensino. Além disso, foi possível observar que a partir das simulações os estudantes passaram a reconhecer o papel da Enfermagem e as competências necessárias para a prática profissional. As simulações fizeram uma integração teórico-prática e aproximaram os acadêmicos da realidade cotidiana do Enfermeiro. Conclusão: Nos primeiros semestres da graduação, essa metodologia tornou-se relevante por influenciar na identificação dos acadêmicos com o curso, favorecendo a redução de fatores que influenciam na reprovação e na evasão da universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação