A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AULAS PARTICULARES DE REFORÇO ESCOLAR: BENEFÍCIOS E DESAFIOS

Autores

  • Francisca Marcilene Aguiar da Silva
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência criado a partir da vivência como bolsista no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa de bolsa da Universidade Federal do Ceará (UFC), no decorrer do primeiro semestre do ano de 2019, na condição de discente dessa instituição. O presente resumo tem como finalidade discorrer sobre as experiências obtidas a partir da aplicação da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) e de seus elementos, fundamentada nos estudos de Johnson, Johnson e Smith (1998), nas formações do projeto Letras Solidárias do PRECE. Essas experiências são relevantes para a formação de profissionais da área de Letras, principalmente, para aqueles que pretendem atuar em sala de aula e abordar temas como: trabalho em equipe, solidariedade e aprendizado ativo. Para tal, foi observado o desempenho de alunos de uma turma de reforço escolar, na qual atuei como professora, do 5º e do 6º anos do Ensino Fundamental I e II, respectivamente. Esses estudantes frequentavam uma escola pública na periferia da cidade de Fortaleza – Ceará. Constatei que eles compartilhavam dificuldades no processo de aprendizagem, como interpretação e produção textual e em operações matemáticas. Dessa forma, compreendendo as dificuldades da aplicação de uma nova metodologia, diferente da tradicional, e o desafio que é despertar nos jovens o desejo pelo aprendizado, o PRECE desempenhou um importante papel na minha formação e na aplicação das aulas no reforço. Os ensinamentos e os educadores deste programa auxiliaram em uma melhor compreensão da nova metodologia de ensino e na superação de obstáculos para a aplicação da AC em um ambiente fora de uma sala de aula formal. Além de reforçar minha credibilidade diante dos alunos e dos pais. Isto posto, ainda concluo que a aplicação da AC demonstrou desenvolver os estudantes nos contextos social e educacional, assim como melhorar o comportamento deles dentro e fora da escola.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa