A APRENDIZAGEM COOPERATIVA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE VIDA NO DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR MAIS HUMANIZADO NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

  • Harina Mara da Silva Reis
  • João Pedro Bezerra Diógenes
  • Tawana Cíntia Henrique de Lima
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

A aprendizagem cooperativa é um modelo de ensino baseado no trabalho mútuo de um grupo que busca objetivos em comum e que se utiliza de 5 pilares essenciais para sua aplicação, são eles: interdependência positiva, responsabilidade individual, interação face-a-face, habilidades sociais e processamento de grupo. O PACCE é um programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da Universidade Federal do Ceará que aplica os pilares da Aprendizagem Cooperativa no ambiente acadêmico e desenvolveu um sexto pilar próprio chamado de História de Vida. Esse pilar tem se mostrado como um dos elementos-chave na funcionalidade do programa, uma vez que permite aos participantes uma aproximação e uma visão mais empática para com outros. Foi analisado, através de um questionário quali-quanti aplicados entre participantes do programa ingressantes em 2019, o impacto da história de vida no desenvolvimento de uma visão mais humanizada sobre o outro no âmbito da Universidade. O estudo obteve como resultado relatos de como a aplicação da atividade de história de vida culminou em um maior entendimento do outro, quebrando barreiras e transformando a visão sobre o ser humano. A partir do estudo acima elucidado, conclui-se que a atividade em questão tem um impacto positivo para os estudantes e permite a criação de um ambiente acadêmico menos individualista e competitivo, de maneira que se possa ter uma vivência mais respeitosa e cooperativa, com um maior apreço pelas características que nos tornam únicos, pela nossa humanidade. Por fim, percebe-se a necessidade de haver uma expansão da atividade de história de vida e de seus fundamentos para além do programa, para a realidade diária dentro da universidade. Além disso, necessita-se de mais pesquisas sobre a temática abordada, a fim contribuir para sua disseminação em ambiente acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa