A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO AGENTE FOMENTADOR DE HABILIDADES PARA O FORTALECIMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Autores

  • Sabrina Cabral Souza
  • Ana Flávia Marques Motta
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

A partir da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, o PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis), um programa de bolsas de monitoria em Aprendizagem Cooperativa da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da Universidade Federal do Ceará, que busca promover o aumento da taxa de conclusão dos cursos dentro da UFC. Ademais, está incluído nos objetivos gerais do programa formar profissionais mais habilidosos e proativos para o trabalho em equipe. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta como os pilares da Aprendizagem Cooperativa (Johnson, 1999) e do PACCE, sendo estes Habilidades Sociais, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva, Interação Face a Face, Processamento de Grupo e História de Vida (adotada pelo programa como 6º pilar), podem contribuir para tornar os profissionais mais qualificados e de maior destaque no mercado de trabalho. Assim, foi utilizada a coleta de relatos de experiência com pessoas que tiveram contato com a metodologia de Aprendizagem Cooperativa de modo a verificar o potencial que o PACCE possui como contribuinte positivo para a formação de indivíduos como profissionais habilidosos para o meio profissional, além de estar alinhado com os princípios da educação corporativa que procura, assim como o programa, prover as habilidades atualmente fomentadas nas empresas. Por fim, este artigo verificou que os resultados demonstram a importância da presença ativa do Programa de Aprendizagem Cooperativa na Universidade Federal do Ceará tanto para membros bolsistas, como nos membros de célula, visto que 100% dos relatos de ex-membros do programa que atualmente encontram-se em instituições que estão em contato o ambiente,afirmaram a importância das ações do Programa na formação de habilidades interpessoais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa