A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS CÉLULAS DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ana Lara Oliveira de Carvalho
  • Fátima Lorena Carvalho de Siqueira
  • José Leonardo Paulino Júnior
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é um programa que busca contribuir para o aumento da permanência e conclusão dos alunos em seus cursos de graduação através de células estudantis baseadas nessa metodologia e desenvolvidas pelos próprios discentes dos cursos de graduação. Muitas dessas células são voltadas às disciplinas de diversos cursos e o presente trabalho busca avaliar sua eficácia da utilização dessa metodologia e estudar como a aplicação da Aprendizagem Cooperativa é útil no que consiste a conscientização e reeducação na forma de ensino-aprendizagem, mostrando que em muitas vezes é mais fácil e prazeroso aprender em grupo. Esse trabalho é um estudo de caso, qualitativo-quantitativo pelo método indutivo, onde se inicia fazendo uma sondagem das células com foco em disciplinas de 2018.1 a 2019.1 e em seguida, um levantamento de dados sobre o assunto, com a aplicação de questionários estruturados visando descobrir o desenvolvimento de cada um dos pilares na célula e, principalmente, o sucesso das mesmas com a aprovação ou melhor entendimento do conteúdo por seus participantes, analisando tanto bolsistas do programa, quanto membros das células. Por fim, o estudo visou e conseguiu constatar que o uso da Aprendizagem Cooperativa é mais eficaz no ensino-aprendizagem onde cada um dentro da célula tem um papel fundamental para o bom funcionamento dela e quando os participantes de célula conseguem internalizar os pilares que dão base a metodologia, trabalhando principalmente a responsabilidade individual e as habilidades sociais, contribuindo para o sucesso do grupo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa