A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS ATRAÇÕES INTRAPESSOAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONSTRUÇÕES E MANUTENÇÕES DE RELACIONAMENTOS NO PACCE

Autores

  • Ivandir Bandeira de Araujo
  • Leonardo Fernandes dos Santos
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

A pesquisa desenvolvida tem por intenção realizar uma análise sobre as maneiras que costumam ocorrer as formações de laços, relações relacionamentos e atrações intrapessoais em âmbito universitário entre bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Abordamos assuntos e definições de áreas como: psicologia, pedagogia, neurobiologia, sociologia e filosofia. Durante esse processo optou-se por identificar e traçar os perfis das atividades do PACCE que atua com bolsas de monitoria da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir do uso dos pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa dentro da carga horária dos encontros em que os estudantes mantém contato entre si por meio de interação promotora, utilizando suas habilidades sociais, sendo incentivados a dar feedbacks em processamentos de grupo, potencializando de cada um suas responsabilidades individuais, obtendo dessa forma a cooperação, ou interdependência positiva. Trabalhou-se em campo prático para obtenção de dados em caráter quantitativo via questionário fechado para uma amostragem das atrações de amizade e qualitativos por meio de entrevistas semiestruturadas quando se trata de atrações amorosas, e sem comprometimentos sérios. A partir dos dados colhidos obtiveram-se que, em grande parte, os estudantes bolsistas são afetados pela atmosfera que é criada nas atividades, principalmente no âmbito do estreitamento de laços de amizade, variando em seus períodos de duração; as atrações intrapessoais também se mostram mais presentes, porém poucas se concretizam em algum tipo de relação. Sobre os relacionamentos, nota-se que existem características que os parceiros prezam uns nos outros que são estimuladas e evidenciadas dentro do programa, porém apesar da influência, a construção dessas relações não se atribui unicamente ao ambiente gerado pelo programa tornando assim algo multifatorial.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa