A APRENDIZAGEM COOPERATIVA FORA DA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo observar a presença da Aprendizagem Cooperativa (AC) fora dos muros da Universidade, mesmo que sem embasamento teórico, mas verificando a presença de seus pilares e identificar seu impacto nas pessoas que a "recebe". Para tanto, este texto trata-se de uma concisa análise bibliográfica da AC em hospitais e escolas, no qual seus pilares e/ou métodos foram aplicados em grupos específicos, como grupo de apoio a mães de recém-nascidos hospitalizados e salas de aula com crianças. Buscou-se compreender o contexto nesses dois diferentes ambientes para tornar mais claro como era a realidade desses espaços e em que a Aprendizagem Cooperativa pode contribuir, tendo em mente, inclusive, que sua aplicação se deu de forma empírica e não intencional. Utilizou-se da metodologia indutiva como forma de extrair interpretações relevantes e imparciais da bibliografia selecionada e, desse modo, pôde-se ter em mente um panorama dessa temática dentro dos grupos estudados. Depois de reunir as informações lidas, os resultados apresentados dentro de cada artigo foram analisados e combinados com aspectos da AC, mostrando a aplicação de sua metodologia, suas técnicas e seus métodos, ou partes disso, na prática. Foi possível concluir que os pilares da Aprendizagem Cooperativa estão presentes nos ambientes estudados, contribuindo de forma significativa para a melhoria das relações interpessoais assim como do fortalecimento da autoestima das pessoas envolvidas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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