A ARTE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Danielle Magalhaes Rodrigues
  • Gabriel Miranda Vieira
  • Teógenes Brito Peixoto Júnior
  • Juan de Dios Bustamante Junior

Resumo

A arte é uma forma de expressão em que o lúdico é utilizado como fonte para abordar conteúdos puramente teóricos de forma mais atrativa. A Aprendizagem Cooperativa (AC), é um método que se utiliza de pilares para fomentar a interação social e o conhecimento por meio da colaboração mútua no processo de ensino, e o lúdico é um recurso onde o aprendizado seja absorvido mais rapidamente. O objetivo dessa pesquisa é investigar se a arte, através da ludicidade da AC, implementada em aulas de ensino superior, facilita a construção do conhecimento prático dos acadêmicos em comparação ao método de aula expositiva. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. Amostra formada por acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de entrevista estruturada utilizando o Google Forms e analisados através do Excel 2016. As perguntas envolviam experiências com a metodologia lúdica e expositiva tradicional buscando comparar seus efeitos sobre a aprendizagem. A amostra foi composta por 50 acadêmicos da UFC. A média de idade foi de 24 (6,32). Os resultados demonstram que quanto ao método de ensino, 70% relataram que fixam o conteúdo de maneira mais rápida com aulas lúdicas e ativas, enquanto 18% dizem aprender melhor com o método expositivo mais passivo. Os 12% responderam que não notam diferenças entre as formas de ensino na absorção do conteúdo. É possível constatar que, a maioria dos acadêmicos absorve melhor o conhecimento em aulas com método de ensino mais artístico, ativo e lúdico, do que da forma expositiva passiva. Dessa forma, nota-se que o método protagonista de ensino é mais eficaz e deve ser mais explorado pelos docentes para o maior rendimento dos discentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa