A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO GERADORA DE REVOLUÇÃO NO ENSINO

Autores

  • Roberta Trajano Martins
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este presente trabalho tem com o objetivo de relatar a experiência vivida na escola EEFM doutor César Cals, localizada no bairro Farias Brito em Fortaleza - CE. Dessa maneira, através do programa de estímulo à cooperação na escola ( PRECE ) articulando a experiência com a importância de haver uma educação emocional nas salas de aula, dessa forma, enfatizando a escola pública que carece muito em relação a fatores destacados mais adiante ao longo do trabalho. Por fim, especificando e abordando a importância do programa para o desenvolvimento dessa experiência, tornando - se um meio para a transformação que esses bolsistas poderão usufruir como futuros educadores e consequentemente, através do projeto de iniciação a docência oferecido pelo programa com ênfase na metodologia da aprendizagem cooperativa se torne algo que influencie positivamente a relação entre acadêmicos, professores e alunos. Portanto, com o intuito de análise para que seja então, observado a importância da abordagem nas escolas públicas sobre uma educação emocional no ambiente escolar interno, certamente, a experiência se torna fundamental para sua efetivação. Com base nisso, estudiosos da área da educação como o então, psiquiatra, professor e escritor, Augusto Cury que fora utilizado como exemplificação. De forma inevitável, sua abordagem se torna notório para educadores. Abordando a associação referente às questões emocionais e a relação entre professores e alunos, pois, ambos estão interligados e necessitam estarem em um ambiente escolar saudável. Consequentemente, obtendo bons resultados, tanto em salas de aula da rede de escolas públicas, como também na modificação do ensino escolar brasileiro.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa