A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR UTILIZANDO METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Luanna Sousa Viana
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho tem como intuito relatar as observações absorvidas durante a experiência em sala de aula por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), durante o primeiro semestre do ano de 2019, na condição de bolsista do programa e estudante de Filosofia (3º semestre) da Universidade Federal do Ceará – UFC. O relato discorre sobre a aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa a partir das observações feitas durante a experiência vivida na escola. Este relato surge para reconhecimento da aprendizagem absorvida durante o processo de formação acadêmica de um profissional da educação. A escola em questão faz parte da Rede Municipal de Fortaleza – Ceará, onde foram acompanhadas duas turmas, uma do 2º ano e outra do 3º, ambas do Ensino Médio. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos educadores mediante as dispersões em sala de aula, a falta de recursos, as limitações impostas a educação, entre outras coisas, o PRECE surgiu com métodos que tornam o ensino mais dinâmico e trabalha diretamente com pontos que auxiliam os educandos a desenvolverem suas habilidades sociais, dando aos futuros professores uma nova visão aos métodos de ensino. Ademais, o projeto de Iniciação à docência do PRECE, o qual será tratado neste relato, possibilita aos alunos de licenciatura um primeiro contato com a sala de aula trabalhando em equipe, juntamente com um professor já formado, o que capacita ainda mais o bolsista em sua formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa