A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E DA COMUNICAÇÃO DIGITAL NO RECRUTAMENTO E FORMAÇÃO DE NOVOS REVISORES SOLIDÁRIOS NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS

Autores

  • Lara Maria Sales dos Santos Sousa
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

Diante de uma sociedade na qual a tecnologia é a principal ferramenta de comunicação e aproximação interpessoal, usá-la de maneira favorável para a educação brasileira é um desafio, visto que essa informação deve se sobressair frente a todos os outros estímulos visuais. Nessa perspectiva, a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C), sistematizada por David e Roger Johnson e base das ações do projeto Letras Solidárias (L.S) do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), atua como forma de diferencial e atração de novas pessoas para compor uma rede de solidariedade voltada para o auxílio de estudantes da educação básica, utilizando para tanto a tecnologia digital. O presente trabalho tem como intuito, portanto, discorrer acerca das experiências obtidas na atuação de apoio interno ao projeto L.S com foco desde o recrutamento de revisores solidários, que atuam de forma voluntária no projeto por meio de revisões solidárias de redações de estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa, escola pioneira no Ceará no uso da A.C em sala de aula, à comunicação digital até o acompanhamento semanal das atividades por eles realizadas. A maneira como essas ações eram feitas se dava de forma online, por meio das redes sociais e da plataforma online do projeto, de modo que a comunicação utilizada era clara e didática, tanto do revisor para o aluno, quanto do apoio do projeto para o revisor solidário. O período da experiência relatada foi de agosto de 2018 a julho de 2019, a plataforma digital utilizada para revisão é própria do projeto e conta com alunos da Alan Pinho Tabosa, com revisores bolsistas do PRECE e com uma rede de revisores solidários. Os resultados obtidos com uma comunicação digital de maior afinco foram o aumento do número de revisores voluntários e um consequente aumento da visibilidade do projeto. Assim, a inserção da comunicação online no projeto possibilita uma conversão de um maior número de estudantes da Alan Pinho Tabosa beneficiados por revisões solidárias.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa