A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE PESQUISA HISTÓRICA NO PROJETO MEMORIAL DO PRECE

Autores

  • Joni Wesley Carneiro Ferreira
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O presente trabalho foi elaborado com base na atuação de pesquisa do autor, estudante do curso de Licenciatura em História da UFC, no Projeto Memorial do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (Prece), referente ao primeiro semestre de 2019. O texto tem como intuito gerar a reflexão sobre a importância do trabalho do historiador em memoriais, acervos e museus com base nas experiências vividas no projeto e nas constatações obtidas observando as transformações ocorridas no projeto de bolsa após a chegada do primeiro historiador no Memorial do Prece. Serão observadas por ele as contribuições teóricas da Escola dos Annales, referência teórica da Nova História do século XX em contraposição à história positivista do século XIX, para o desenvolvimento de uma árvore genealógica institucional do Programa e suas implicações práticas na organização do inventário do Memorial. O objetivo central também gira em torno da data comemorativa dos 25 anos do PRECE, visto que nesta data o Programa busca a renovação de sua narrativa repensando a forma como apresenta sua própria história ao público. Será afirmada a compreensão do Projeto Memorial do PRECE como local de destacada oportunidade de desenvolvimento intelectual, teórico e prático, entendendo que o curso de Licenciatura em História da UFC prioriza a atuação em sala de aula, deixando naturalmente para segundo plano a atuação em linhas de pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa