A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO & MARKETING NA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO NOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS DA UFC

Autores

  • Francisco Arisio Andrade Pereira
  • Patrick Santiago de Sousa
  • Ana Karoline de Sousa Galvão
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

A realidade acadêmica mostra-se, por vezes, como um ambiente individualista e competitivo, criando um sentimento de reclusão e de distanciamento do âmbito universitário e dos grupos sociais que o compõem. Diante dessa realidade, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis(PACCE) surge como um ambiente acolhedor por meio da integração e da agregação dos discentes dos diversos cursos da Universidade Federal do Ceará. Consequentemente, percebe-se diminuição da evasão e aumento de incentivo à permanência na Universidade. O presente artigo visa abordar a importância do desenvolvimento do sentimento de pertencimento dos bolsistas por meio de múltiplos conteúdos produzidos pela Comissão de Comunicação e Marketing do Programa e pela participação de tais membros durante esse processo sob a ótica dos pilares das habilidades sociais e da interação promotora, pilares da Aprendizagem Cooperativa. Foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas através da análise dos dados fornecidos pelas redes sociais do PACCE, observando principalmente os comentários, e dos relatos obtidos por meio de questionário semiestruturado. A pesquisa constatou a relevância das interações dos conteúdos participativos nas redes sociais com o uso dos pilares da Aprendizagem Cooperativa como formador do caráter identitário do Programa, construindo valores e laços de conexão que fomentam a sensação de pertencer a uma família.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa