A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA ELO ENTRE OS ESTUDANTES, O BOLSISTA E O DOCENTE.

Autores

  • Maryanne Cochrane Abreu Ribeiro
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho surgiu a partir da vivência de Maryanne Cochrane Abreu Ribeiro no Projeto de Iniciação à Docência, pelo Programa de Estimulo à Cooperação na Escola – PRECE, durante o ano de 2019, na condição de aluna do curso de Letras - Português da Universidade Federal do Ceará. Nesse aspecto, a pesquisa apresenta como escopo discorrer a respeito das experiências obtidas no Projeto, como também a recepção dos alunos quanto à nova metodologia de Aprendizagem Cooperativa e de que maneira a Educação Emocional foi imprescindível para a aproximação e para o relacionamento entre os estudantes, os bolsistas e os professores. A pesquisa foi desempenhada em uma Escola Municipal de Fortaleza – Ceará, com duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, nas aulas de Língua Portuguesa, dispondo de encontros semanais no turno da tarde. Por conseguinte, constatamos que o Projeto foi de enorme relevância para a relação entre os indivíduos educandos e educadores, visto que, por intermédio da AC, puderam experimentar valores como empatia e solidariedade, e, além disso, colaboraram para o desenvolvimento no aspecto de aprendizado, de trabalho em grupo, de ética, de conduta, de emoções e de sociabilidade. Portanto, percebeu-se que a metodologia contribuiu de forma positiva no convívio semanal em sala de aula e de forma bastante relevante na vida educacional e emocional dos discentes de Escola Pública, dos docentes e dos bolsistas do Projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa