A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROMOTORA E DA EMPATIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Francisco Werbster Braga Feitosa Filho
  • Anderson Bruno de Araujo
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

Fundamentando-se nos pilares que sustentam o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), este trabalho aborda o uso das competências necessárias para a melhor inclusão dos deficientes visuais na Universidade, a partir dos pressupostos teóricos instituídos na Aprendizagem Cooperativa (Interação Promotora e Empatia). A metodologia deste trabalho fundamentou-se em uma análise técnica bibliográfica e exploratória de teses e artigos científicos que se fundamentam na temática tratada em outras universidades do Brasil e também em um relato de experiência de uma aluna deficiente visual do Campus do PICI da UFC, a partir de suas relações e de suas sensações de pertencimento à Universidade. O estudo buscou contextualizar a vivência de graduandos deficientes visuais dentro dos ambientes acadêmicos, indicando seus principais obstáculos à inclusão dentro e fora da sala de aula e procurou apontar estratégias de superação que se utilizem dos pilares citados a fim de proporcionar a inclusão e locomoção dos deficientes visuais no meio acadêmico. Essas soluções foram o reconhecimento e a compreensão de docentes e discentes quanto às necessidades dos alunos deficientes, a criação de grupos de estudos e a realização de aulas adaptadas. A pesquisa também pretendeu dar ênfase à falta de acessibilidade nas universidades e conscientizar gestores, professores e alunos sobre a importância de termos uma Universidade pública, acessível e de qualidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa