A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROMOTORA E DA EMPATIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE
Resumo
Fundamentando-se nos pilares que sustentam o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), este trabalho aborda o uso das competências necessárias para a melhor inclusão dos deficientes visuais na Universidade, a partir dos pressupostos teóricos instituídos na Aprendizagem Cooperativa (Interação Promotora e Empatia). A metodologia deste trabalho fundamentou-se em uma análise técnica bibliográfica e exploratória de teses e artigos científicos que se fundamentam na temática tratada em outras universidades do Brasil e também em um relato de experiência de uma aluna deficiente visual do Campus do PICI da UFC, a partir de suas relações e de suas sensações de pertencimento à Universidade. O estudo buscou contextualizar a vivência de graduandos deficientes visuais dentro dos ambientes acadêmicos, indicando seus principais obstáculos à inclusão dentro e fora da sala de aula e procurou apontar estratégias de superação que se utilizem dos pilares citados a fim de proporcionar a inclusão e locomoção dos deficientes visuais no meio acadêmico. Essas soluções foram o reconhecimento e a compreensão de docentes e discentes quanto às necessidades dos alunos deficientes, a criação de grupos de estudos e a realização de aulas adaptadas. A pesquisa também pretendeu dar ênfase à falta de acessibilidade nas universidades e conscientizar gestores, professores e alunos sobre a importância de termos uma Universidade pública, acessível e de qualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.