A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EMBASADA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE

Autores

  • Ashley Evelyn Reategui Saraiva
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Conhecendo a cultura predominante e o sistema de recompensas de nossa sociedade, em que os alunos são orientados no sentido do trabalho competitivo e individualista, a Aprendizagem Cooperativa surge como uma maneira de superar essa barreira do individualismo e despertar o lado cooperativo das pessoas. Deste modo, este relato, baseado nas experiências vivenciadas pela autora durante o seu primeiro semestre no Projeto “Iniciação à Docência”, um projeto do PRECE, tem o intuito de refletir acerca deste envolvimento observando a Aprendizagem Cooperativa como metodologia de ensino na prática docente. O PRECE é um programa que tem parceria com a Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC CE, e oferece diversas oportunidades de experiência e aquisição de conhecimentos, por meio de atividades teóricas e/ou práticas, a alunos universitários de todos os cursos e semestres que podem participar dos variados projetos do programa. Neste estudo foi utilizado o método qualitativo, em que foi possível assistir aulas nos moldes da Aprendizagem Cooperativa, realizar anotações sobre estas e desenvolver planos de aula utilizando as técnicas cooperativas ensinadas nas formações do projeto. Este relato justifica-se pelo fato da importância dos relatos da prática docente durante o período de graduação dos estudantes de licenciatura, dando enfoque à utilização das técnicas da metodologia da Aprendizagem Cooperativa em sala de aula. Sendo esta uma metodologia muito interessante e ainda pouco divulgada no Brasil, é importante o conhecimento de suas práticas em classe e uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos professores com a implementação desta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa