A IMPORTÂNCIA DAS FORMAÇÕES COOPERATIVAS PARA A REVISÃO EMPÁTICA E SOLIDÁRIA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS

Autores

  • Hellen Vitoria Souza de Menezes
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O presente trabalho surgiu da experiência vivenciada como bolsista revisora no projeto Letras Solidárias, que faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, durante o semestre letivo 2019.1. O objetivo deste relato é descrever a importância das formações realizadas no projeto para a construção do estilo de revisão proposto: empático e solidário. Assim sendo, os bolsistas do projeto participaram de formações presenciais semanais a respeito de temáticas pertinentes à redação do Exame Nacional do Ensino Médio, que aconteceram de abril a junho de 2019.1, em duas turmas diferentes de bolsistas novatos, em sua totalidade graduandos da Universidade Federal do Ceará. As formações eram ministradas por bolsistas veteranos, com o auxílio e suporte das coordenadoras do projeto, no Instituto Coração de Estudante, localizado na cidade de Fortaleza. As reflexões sobre esse tema foram baseadas nos teóricos Juan Casassus (2008), que trata da educação emocional e nos irmãos David e Roger Johnson (1998), que abordam a metodologia da aprendizagem cooperativa, da qual fundamenta as formações vivenciadas. A partir desses fundamentos teóricos, compreende-se na prática sobre como o ambiente emocional favorável, cooperativo e solidário é importante para que os graduandos bolsistas construam um estilo de revisão empática e solidário, que também atue de maneira incentivadora na vida estudantil dos alunos. Sendo assim, é de extrema relevância a experiência de revisar redações estilo Enem, com o uso da metodologia da aprendizagem cooperativa. Ademais, para uma graduanda em Letras, fazem-se pertinentes os encontros formativos a respeito das competências da redação, bem como o entendimento a respeito da importância do clima emocional para o processo de aprendizagem. Por fim, ressalta-se a necessidade de mais projetos como o relatado para a formação de professores desejosos de desenvolverem metodologias menos individualistas e desestimulantes para suas aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa