A IMPORTÂNCIA DE MANTER A MOTIVAÇÃO PARA A ABORDAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM CÉLULAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E SOLIDÁRIA

Autores

  • Bruna Lourenco Ferreira
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas por uma bolsista pertencente ao projeto Células Autônoma e Solidária de Aprendizagem Cooperativa (CASA C), um dos oitos que compõe o Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE). Neste trabalho são apresentados alguns fatores que motivam os estudantes a desempenharem determinada atividade em uma célula cooperativa e solidária que trabalha com o texto dissertativo-argumentativo abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica de análise quanti-qualitativa para que fosse apontado como as premissas do programa e da cooperação atuam de maneira que propicia a motivação entre as partes envolvidas no processo de aprendizagem, tendo como referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Bzuneck (2009) que aborda em seu trabalho alguns temas relacionado a importância da crença de auto eficácia para a motivação dos estudantes, além de ser analisado materiais didáticos usados para a formação de estudantes bolsistas do programa. Com base nesse estudo bibliográfico, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola atendida pelo projeto CASA C, na qual era trabalhado o texto dissertativo-argumentativo, e com isso foi possível concluir que a maior parte dos estudantes se julgaram com sujeitos passivos e ativos em relação a seu papel na construção do saber. Ademais, outro resultado obtido através de questionário foi que a estimulação entre todos os membros da célula é importante para que seja mantida a motivação para a execução de determinada atividade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa