A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR UMA AULA ANTES DE INGRESSAR EM SALA COMO PROFESSOR
Resumo
Destaca-se neste relato a importância do primeiro contato que o bolsista do projeto Letras Solidárias terá com a sala de aula ao visitar uma oficina em Aprendizagem Cooperativa (A.C). O referido projeto integra o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) e possui o objetivo de, por meio da cooperação e da solidariedade, contribuir para uma cultura de leitura e escrita nas escolas públicas do Ceará. Para realização desse objetivo, o projeto desenvolve várias ações, uma delas, foco deste trabalho, é a aplicação de oficinas de produção de redações modelo ENEM em escolas públicas por graduandos do curso de Letras. O tema teve influência da visita à oficina, aplicada na escola EEMTI Professor Coronel José Aurélio Câmara, em Fortaleza, no dia 10 de junho de 2019. A metodologia do trabalho foi baseada na análise feita a partir da observação dessa oficina, e apoia-se na apreensão dos conhecimentos através da abordagem, dos direcionamentos e do método didático apresentado para os alunos através da professora, que é chamada de facilitadora na A.C. Teoricamente, o relato baseou-se também no estudo de autores como Barbosa e Jófili (2004), Gabardo e De Souza Hobold (2011), Johnson, Johnson e Smith (1998), Lopes e Silva (2009) e Scalabrin e Molinari (2013), que fundamentaram a reflexão sobre a junção da A.C na sala de aula e o destaque que a experiência em ensino tem para os futuros docentes. Por meio da visita à oficina de produção textual e das leituras dos teóricos citados, percebeu-se a relevância tanto da visita quanto da aplicação de oficinas em escolas públicas para incitar o futuro docente a ter uma carga de conhecimento no ensino, em sua destreza em gerir uma turma e a conhecer as facetas do método cooperativo para introduzi-las da melhor forma na sala de aula. Observar uma aula em A.C sendo aplicada revela também a importância de saber driblar os acontecimentos que são externos à oficina mas que afetam diretamente em seu acontecimento dentro da escola.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.