A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR UMA AULA ANTES DE INGRESSAR EM SALA COMO PROFESSOR

Autores

  • Vitoria das Chagas Camelo
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

Destaca-se neste relato a importância do primeiro contato que o bolsista do projeto Letras Solidárias terá com a sala de aula ao visitar uma oficina em Aprendizagem Cooperativa (A.C). O referido projeto integra o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) e possui o objetivo de, por meio da cooperação e da solidariedade, contribuir para uma cultura de leitura e escrita nas escolas públicas do Ceará. Para realização desse objetivo, o projeto desenvolve várias ações, uma delas, foco deste trabalho, é a aplicação de oficinas de produção de redações modelo ENEM em escolas públicas por graduandos do curso de Letras. O tema teve influência da visita à oficina, aplicada na escola EEMTI Professor Coronel José Aurélio Câmara, em Fortaleza, no dia 10 de junho de 2019. A metodologia do trabalho foi baseada na análise feita a partir da observação dessa oficina, e apoia-se na apreensão dos conhecimentos através da abordagem, dos direcionamentos e do método didático apresentado para os alunos através da professora, que é chamada de facilitadora na A.C. Teoricamente, o relato baseou-se também no estudo de autores como Barbosa e Jófili (2004), Gabardo e De Souza Hobold (2011), Johnson, Johnson e Smith (1998), Lopes e Silva (2009) e Scalabrin e Molinari (2013), que fundamentaram a reflexão sobre a junção da A.C na sala de aula e o destaque que a experiência em ensino tem para os futuros docentes. Por meio da visita à oficina de produção textual e das leituras dos teóricos citados, percebeu-se a relevância tanto da visita quanto da aplicação de oficinas em escolas públicas para incitar o futuro docente a ter uma carga de conhecimento no ensino, em sua destreza em gerir uma turma e a conhecer as facetas do método cooperativo para introduzi-las da melhor forma na sala de aula. Observar uma aula em A.C sendo aplicada revela também a importância de saber driblar os acontecimentos que são externos à oficina mas que afetam diretamente em seu acontecimento dentro da escola.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa