A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER CÉLULAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Maria de Fatima Ponciano Lima
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

Este trabalho relata a experiência vivida por uma bolsista no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) durante o primeiro semestre do ano de 2019 na condição de observadora de uma célula de redação. O relato tem como objetivo expor a importância de promover formações de células de aprendizagem cooperativa que retratem disciplinas que são abordadas na escola. A experiência ocorreu em uma escola pública de ensino fundamental e médio de Fortaleza Ceará, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, organizada pelos bolsistas Robson, Ingrid, Bruna e Maria de Fátima. Bruna, como veterana, era responsável pelo material e didática abordada na célula, os demais bolsistas e eu atuávamos como observadores e ajudantes. Por fim, sabe-se que muitos são os desafios enfrentados pelos estudantes da rede pública, desde o meio familiar em que se está inserido até a falta de verbas ofertadas. Por isso a importância do desenvolvimento de células de estudo nas escolas públicas articuladas pelo PRECE, tendo em vista que o objetivo desse programa é facilitar a aprendizagem dos alunos através do apoio uns dos outros e dos professores, para assim tornar o ambiente escolar agradável e o rendimento satisfatório. Sou muito grata ao PRECE por me proporcionar essa experiência incrível, aos bolsistas que trabalharam junto comigo por me ajudarem na compreensão e execução da aprendizagem cooperativa da melhor forma, além de todos que fazem parte da escola pelo excelente empenho em melhorar a educação pública.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa