A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO REALIZADA ENTRE OS ARTICULADORES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS (PACCE) DURANTE O SEMESTRE 2019.1

Autores

  • Ana Clara de Sousa Araujo
  • Maria Jamili Sousa Silva
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é um programa que adota a metodologia da Aprendizagem Cooperativa e cujo um dos objetivos é colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. No PACCE, parte da análise de desempenho dos bolsistas novatos e veteranos são feitas através da escala likert, podendo ser atribuídas notas de 1 a 5, sendo 3 o patamar médio, o 4 e 5 muito acima da média e o 1 e 2 evidenciam que o bolsista apresentou comportamentos abaixo do esperado. Nessa avaliação há 5 critérios relacionados a aprendizagem cooperativa que devem ser observados durante os encontros e um espaço destinado a comentários gerais sobre os critérios. O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo identificar o que ocasionava as falhas no processo de avalição dos veteranos realizado pelos articuladores (bolsistas novatos) e a partir dos resultados obtidos propor ideias que possam ser aplicadas para solucionar essas falhas e deste modo obter avaliações mais confiáveis, visto que esse processo avaliativo começou a ser implementado no segundo semestre de 2018 e enfrenta alguns desafios, tais como a atribuição de notas muito altas ou baixas sem explicitar uma justificativa para elas. Foi aplicado um questionário com articuladores, contendo perguntas abertas e fechadas, como: se eles conseguiam perceber a importância dessas avaliações, além das principais dificuldades encontradas durante esse processo avaliativo. Finalizada a etapa de coleta de dados, os resultados obtidos tornaram possível concluir que os articuladores ainda não entendem por completo o processo de avaliação, sendo necessário trabalhar de forma mais clara os critérios que são adotados, de forma que contribua para o entendimento deles e há a necessidade de trabalhar a responsabilidade individual quanto ao tempo que demoram para realizar essas avaliações, visto que quanto mais postergam a realiza-las menos condizentes com a realidade elas são.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa