A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES DE TRABALHO FORA DE SALA DE AULA

Autores

  • Antonio Litelton dos Santos Firmiano
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) utiliza a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) através de técnicas de estudo e ensino elaboradas pelos pesquisadores David e Roger Johnson. Iniciado em meio a um movimento comunitário de Pentecoste – CE, o PRECE cresceu e se estabeleceu em meios acadêmicos realizando trabalhos em diferentes esferas, desde escolas de ensino público até a universidade. Dentro da universidade, o Programa possui vários projetos, dentre eles o Letras Solidárias, que tem como principal atuação a revisão de redações de estudantes do ensino médio. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo abordar como a Aprendizagem Cooperativa foi vivenciada no trabalho de apoio interno à coordenação do Projeto Letras Solidárias, caracterizado por ser um ambiente fora da sala de aula, durante o ano de 2019, tendo como base os cinco elementos da Aprendizagem Cooperativa: Interdependência Positiva, Interação Promotora, Processamento de Grupo, Responsabilidade Individual e Habilidades Sociais. A equipe de apoio é composta por quatro bolsistas veteranos que realizavam atividades semanais divididas para cada membro de acordo a demanda, sendo essas fixas, definidas no início de cada semestre, ou extras, definidas de acordo com a semana ou a necessidade do projeto. Foi possível observar a influência do método cooperativo no trabalho da equipe de apoio interno, havendo um entrelaçamento dos elementos da A.C na organização dessa ação. Os elementos atuavam de forma direta, como a interdependência positiva, ou de forma indireta, como o processamento de grupo, sendo este um elemento que deve ser trabalhado mais fortemente dentro da ação de apoio interno do Projeto. Pode-se perceber que há uma influência das experiências do PRECE e de seus ensinamentos, observando-se pontos positivos e negativos de um grupo dentro de um ambiente de trabalho fora de uma sala de aula, levando o grupo a pensar estratégias para superar os pontos mais fracos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa