A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATVA NO PERFIL DOCENTE

Autores

  • Acsa de Sales Albuquerque De Sousa
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

A metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC), sistematizada por David e Roger Johnson (1998), diferentemente da metodologia tradicional de ensino, é caracterizada por propor um processo de aprendizagem baseado na cooperação entre os estudantes, o que faz com que estes sejam protagonistas de tal processo, o que, consequentemente, acarreta mudanças na caracterização do perfil docente tradicional. Dessa forma, essa pesquisa, a qual possui carácter de relato de experiência, procura dissertar de que modo a AC influencia esse perfil. As experiências que deram origem à pesquisa ocorreram durante a aplicação de uma oficina de produção textual, estruturada nessa metodologia, em uma escola da rede pública de ensino, no semestre de 2019.1, possibilitada pelo Projeto Letras Solidárias, vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Constatamos que essa influência se dá por meio das habilidades sociais, um dos elementos que sustenta a metodologia cooperativa, que torna o professor apto a ouvir e falar no momento certo, resolver conflitos de forma saudável, celebrar os resultados dos seus estudantes, encorajá-los, pedir e oferecer feedback, criticar ideias e não pessoas e demonstrar empatia. Outrossim, observamos que o perfil docente, sob a perspectiva da AC, difere do tradicional no tocante às atividades realizadas no decorrer da aula, as quais são: preparação dos textos que os estudantes lerão e da meta coletiva, comunicação aos discentes quando for o momento de passar às outras etapas da aula e o fechamento desta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa