A INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES.

Autores

  • Gabriel Dimitri da Silva
  • Anderson Leandro de Melo Marques Rocha
  • Magayver Martins Vieira
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

A realidade para a maioria dos profissionais docentes no Brasil ainda é bastante difícil, com muitas dificuldades e ainda pouca valorização cultural e financeira para a imagem do professor. Ainda assim, todos os anos, várias pessoas, em sua grande maioria jovens, ingressam em cursos de licenciatura para se capacitarem e se formarem professores. Também muitos estudantes de outros cursos, ao longo de suas respectivas graduações, participam de projetos de ensino que visam ajudar estudantes de ensino fundamental e médio a conseguirem aprovações na faculdade e ou olimpíadas de conhecimento, projetos esses que ocorrem dentro do ambiente acadêmico da Universidade, geralmente pela noite e/ou fins de semana. Existem, também, estudantes de pós-graduação que visam um dia serem professores universitários. O presente trabalho tem em vista fazer um estudo de como os pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) vêm sendo aplicados na formação e na capacitação dos estudantes, que se tornarão os novos professores das próximas gerações. Por meio de questionários enviados para esses grupos de estudantes, foram analisados os impactos do uso da Aprendizagem Cooperativa e, a partir disso, foi realizado o estudo que avaliou como positivo os impactos que essa forma de metodologia pedagógica influencia na formação profissional, e pessoal dessas pessoas. Procurou-se analisar como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa vem sendo trabalhada nos cursos de licenciatura. A partir dos resultados obtidos, observou-se como a aprendizagem cooperativa impacta positivamente na formação profissional, e também pessoal, desses novos professores. Também foi analisado o impacto que a aplicação desses pilares vem causando na vida dessas pessoas, não apenas no âmbito profissional, como também no pessoal. Por fim, foram abordados professores da UFC que adotam a Aprendizagem Cooperativa e observado o possível impacto que a metodologia exerceria em suas jornadas caso eles já tivessem conhecido anteriormente AC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa