A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA BOLSISTAS REVISORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Kailane da Silva Brito
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

Este trabalho emergiu a partir da experiência vivenciada pela autora, estudante do curso de Letras- Português e Espanhol, na condição de bolsista do Projeto Letras Solidárias, que integra o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), pertencente a Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim, o presente resumo tem como escopo discorrer sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C), norteada pelos estudos dos irmãos Johnsons (1987,1998) em que se baseiam as atividades do PRECE, bem como do Projeto Letras Solidárias, que contribuem para bolsistas revisores que integram o Projeto e para os alunos contemplados por ele. A experiência se deu a partir de formações semanais durante o ano de 2019, através de revisões de redações, além de atividades sobre a A.C e sobre as premissas do PRECE. Sendo assim, os princípios da A.C são desenvolvidos tanto nas formações quanto durante a revisão de redações, em que são usadas habilidades sociais para escrever as observações da revisão para o estudante, isso com o intuito de valorizar seus acertos e mostrar de forma assertiva o que precisa ser melhorado em seu texto. Essas habilidades permitem que o revisor não seja apenas um corretor, mas um facilitador de aprendizagem sobre a redação do ENEM. Por meio dessas atividades, percebe-se, portanto, que o que se aprende com a A.C não é apenas uma visão escolar, mas uma visão de vida, sendo assim, importante o conhecimento adquirido durante a vivência ao longo do projeto e do programa e como a A.C contribui com a formação pessoal e profissional de bolsistas e alunos. Durante a vivência no Projeto, observa-se que há um crescimento do educando em todas as áreas do conhecimento e uma expansão do conjunto de vivências teóricas e práticas que oportunizam um profissional mais solidário, empático, ativo e participativo. Além de contribuir com a graduação desses bolsistas revisores, contribuem também com uma formação mais humana desses profissionais e dos estudantes beneficiados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa