A OFICINA DE INTERAÇÃO PROMOTORA COMO INCENTIVO PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS EM CÉLULAS COOPERATIVAS NO CURSO DE LIDERANÇA COOPERATIVA E SOLIDÁRIA.

Autores

  • Giselly Kilvia Oliveira Aguiar
  • Ana ValÉria Roldan Viana

Resumo

O PRECE - Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, em seu atual formato tem por principal objetivo levar a cooperação e a solidariedade para as Escolas por meio da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Uma de suas ações para que tal objetivo seja alcançado é o Curso de Liderança cooperativa e solidária, que é ministrado por bolsistas veteranos, intitulados Facilitadores, através de sete oficinas. O curso é oferecido em escolas públicas da cidade de Fortaleza e tem por principal objetivo capacitar estudantes para exercerem o papel de líderes cooperativos e solidários em suas escolas. Todavia, levando em consideração a familiaridade que os estudantes têm com o método tradicional, alguns mostram resistência com as mudanças que a metodologia da AC representa, de forma que, uma situação regular é o não alcance das metas coletivas e cooperativas ou pontuações baixas, que por sua vez afetam o rendimento dos grupos cooperativos. Nesse contexto, a oficina de Interação Promotora é vista como estratégia, já que de acordo com Johnson e Johnson (1999 apud FIRMIANO 2011, p. 9) é como um senso de dependência mútua entre os membros de uma célula, favorecendo a chamada “dupla responsabilidade” de aprender o que o professor instrui e buscar que os outros estudantes também o façam. Dessa forma, era disponibilizado para os grupos uma tabela que os conduzia no momento do compartilhamento e, além disso, os estudantes que alcançavam as metas coletivas e cooperativas era concedido uma recompensa. Sendo Assim, após a aplicação de tais estratégias é possível observar o aumento das pontuações de alguns estudantes após a oficina de Interação Promotora, no cenário em que tomam conhecimento de que é necessário o compartilhamento para o sucesso de toda a célula cooperativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa