A RELAÇÃO E INFLUÊNCIA DO RPG DE MESA NAS HABILIDADES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS PARTICIPANTES

Autores

  • Luciana Marques Colares AraÚjo Pontes
  • 06617535308 - Caio Vitor Silva
  • 06473656340 - Allana Maísa de Souza Porto
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

O presente trabalho visa estudar a relação do jogo de RPG de mesa com as habilidades sociais de seus jogadores. RPG é a abreviação da frase em inglês role-playing game, traduzido como jogo de interpretação de papéis. No RPG de mesa os jogadores interpretam personagens criados por eles mesmos. Uma característica importante é como a cooperação é fundamental para a progressão da história, pois cada indivíduo tem seu valor dentro do grupo e é necessário o uso de estratégias. É possível jogar não apenas presencialmente como também por meio da internet, e para isso existem ferramentas que permitem essa interação direta. O objetivo do estudo foi observar esses encontros de RPG de mesa, sendo presencial ou online, e analisar as interações dos participantes sob o viés das Habilidades Sociais (HS), segundo A. Del Prette & Z. Del Prette (2001), um dos cinco pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, desenvolvida por Johnson & Johnson (1998). Para tal análise vários jogadores participaram do questionário, visando não apenas a diversidade de sistemas de RPG de mesa como dos indivíduos, personagens e narrativas. Também foram realizadas consultas bibliográficas e entrevistas de caráter quantitativo e qualitativo com os membros de diferentes grupos, para saber se a experiência e a prática de interpretar seus personagens eram capazes de influenciar seus comportamentos e suas relações com outras pessoas durante e fora do jogo, sejam essas mudanças positivas ou negativas. Através de tais recursos foi verificado que por meio de diferentes sistemas de RPG de mesa, dos 90 jogadores que participaram da pesquisa, 87.7% conseguiram desenvolver bem as Habilidades Sociais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa