A RELEVÂNCIA DA REVISÃO SOLIDÁRIA DESENVOLVIDA PELO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM LETRAS
Resumo
O presente trabalho expõe as experiências vivenciadas como bolsista no projeto Letras Solidárias, projeto vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa de bolsas associado à Universidade Federal do Ceará (UFC), realizadas no ano de 2019, com o fito de destacar a importância da atividade de revisão textual desenvolvida pelo projeto e realizada enquanto participante do projeto para a formação como estudante de Letras e futuro docente. A atividade em pauta se deu a partir de uma plataforma virtual própria do projeto, na qual, semanalmente, era estabelecida pela coordenação uma quantidade de redações a serem revisadas comportando um terço da carga horária semanal de atividades. As revisões textuais seguiam às competências e habilidades estabelecidas pelo ENEM e, ademais, nelas deveriam estar presentes um dos principais pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa sistematizada pelos irmãos David e Roger Johnson (1999): o atributo das habilidades sociais. Em razão disso, a atividade se fez benéfica, haja vista o modelo inovador desenvolvido pelo projeto, que contribuiu para uma visão mais ampla do processo revisional, em que se prioriza a comunicação com enfoque na motivação, além de aprimorar os conhecimentos quanto às questões gramaticais, à estruturação textual, à coerência e à coesão, além da interdisciplinaridade presente nos textos, visando auxiliar o estudante nas produções textuais. Concluindo, é relevante ressaltar a eficácia do método e os benefícios advindos deste processo de construção de conhecimento cooperativo e solidário, cumprindo com o propósito da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, uma vez que a estratégia de revisão concebida pelo Letras Solidárias colabora para um aprendizado enquanto graduando em um curso de licenciatura, aprimorando a visão frente à relação discente-docente e aperfeiçoando o posicionamento enquanto bolsista diante das produções textuais dos discentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.