A RELEVÂNCIA DA REVISÃO SOLIDÁRIA DESENVOLVIDA PELO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM LETRAS

Autores

  • Jean Matheus de Souza Rocha
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O presente trabalho expõe as experiências vivenciadas como bolsista no projeto Letras Solidárias, projeto vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa de bolsas associado à Universidade Federal do Ceará (UFC), realizadas no ano de 2019, com o fito de destacar a importância da atividade de revisão textual desenvolvida pelo projeto e realizada enquanto participante do projeto para a formação como estudante de Letras e futuro docente. A atividade em pauta se deu a partir de uma plataforma virtual própria do projeto, na qual, semanalmente, era estabelecida pela coordenação uma quantidade de redações a serem revisadas comportando um terço da carga horária semanal de atividades. As revisões textuais seguiam às competências e habilidades estabelecidas pelo ENEM e, ademais, nelas deveriam estar presentes um dos principais pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa sistematizada pelos irmãos David e Roger Johnson (1999): o atributo das habilidades sociais. Em razão disso, a atividade se fez benéfica, haja vista o modelo inovador desenvolvido pelo projeto, que contribuiu para uma visão mais ampla do processo revisional, em que se prioriza a comunicação com enfoque na motivação, além de aprimorar os conhecimentos quanto às questões gramaticais, à estruturação textual, à coerência e à coesão, além da interdisciplinaridade presente nos textos, visando auxiliar o estudante nas produções textuais. Concluindo, é relevante ressaltar a eficácia do método e os benefícios advindos deste processo de construção de conhecimento cooperativo e solidário, cumprindo com o propósito da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, uma vez que a estratégia de revisão concebida pelo Letras Solidárias colabora para um aprendizado enquanto graduando em um curso de licenciatura, aprimorando a visão frente à relação discente-docente e aperfeiçoando o posicionamento enquanto bolsista diante das produções textuais dos discentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa